segunda-feira, 4 de junho de 2007

Saudosa Nostalgia



Anos 60, 70, 80...bons tempos, me sinto feliz por ter vivido essas décadas q não voltam mais, em todos os campos esses foram anos q marcaram, tempos em q a música e o cinema, a televisão ainda eram de fato bons, tínhamos o q escolher, brigávamos por 2,3 programas q passavam no mesmo horário em emissoras diferentes, tudo isso q antes era da TV aberta e sobejava, hoje se passar ainda é em TV paga e em horários absurdos...saudades da minha infância...das noites na casa do vizinho para assistir “O Túnel do Tempo”, da criatividade q imperava as mentes desses roteiristas e produtores q não tinham tanta tecnologia quanto hoje, mas criavam, hoje é o contrário, se copia o q fez sucesso pra ver se faz de novo, e tudo aquilo sem precisar colocar cenas de sexo, mulheres nuas, palavreado torpe, arte...pura arte, com censura...mas “bendita” censura q causava tanta criatividade, hoje parece não ser mais tão necessária, basta um quase streap-tease, ou até mesmo uma palavrinha maliciosa q pronto...bingo, dá ibope, q pena, q falta de inspiração, parece q tudo ficou vazio e só o q “vende” algo é sexo.
Meus anos de criança, de adolescente foram privilegiados, vivi e curti o q a TV teve de melhor...o cinema, a música, tive a felicidade de ver e ouvir o lançamento de grupos, cantores, filmes, músicas, seriados, programas e até novelas q realmente valiam a pena ver, ouvir e sentir, me esbaldar.
Hoje não se faz mais nada como antigamente, nem as brincadeiras das crianças são tão saudáveis, comida congelada, diversão em frente do pc, brincar na rua nem pensar, a maior parte dos artistas dessas séries maravilhosas q iam ao ar em horário nobre já se foram dessa vida ou estão muito velhos, mas não troco nenhum deles pelos de hoje, o hoje só me faz ter cada vez mais saudades do ontem porque o ontem valeu a pena viver, valeu a pena brincar de pular corda na rua até a noite, soltar papagaio com meu irmão, brincar de bolinha de gude, até a escola era melhor, se respeitava professores e colegas e escola era um lugar seguro e onde de fato se aprendia...quanto mais antigo for um vinho melhor ele é, quadros e esculturas de artistas famosos q viveram no século passado valem muito dinheiro hoje, tudo precisa de tempo para ser valorizado, até os móveis e eletrodomésticos de ontem eram melhores...hj tudo se tornou tão descartável e cada dia as pessoas só pensam em ganhar mais e mais dinheiro gastando o menos possível, pensam em levar vantagem sobre tudo e todos...q saudades da minha infância, da minha juventude, de todas as fazes que vivi.
Partilhei o q há de melhor em todos os aspectos e por isso me sinto feliz em ter a idade que tenho, não me envergonha, não me entristece, pelo contrário, queria ter nascido exatamente na época q nasci para desfrutar tudo q desfrutei sem saber dessas coisas de “ouvir falar” como os jovens da atualidade.
Naquele tempo eu vivia mesmo numa “Terra de Gigantes”, q pena q não volta mais essa época tão boa e as pessoas de hoje olham para o passado através de grades, presas nas suas tecnologias, na sua poluição, sucesso, dinheiro e quase nenhuma paz, o mundo mergulha cada vez mais em violência e individualismo.
Hoje a TV é colorida mas tão sem cor, as coisas brilham tanto mas são tão opacas, os sabores tão artificiais...não tem escolha...as coisas realmente boas são apenas para os mais ricos e abastados q para mostrar tem q se armar até os dentes.
Saudades dos “tempos de fartura”, quando criança era criança mesmo e não paria outras crianças como é hoje, onde havia de fato inocência, saudades não só da música...de Beatles, Elvis, Michael Jackson e Jackson 5, ABBA, Carpenters, Bee Gees,dos grandes da Motown...as maravilhosas vozes negras q enfeitaram 3 décadas, saudades dos “Embalos de Sábado a Noite”, de ver os jovens dançando uma dança q era muito ensaiada...saudades de assistir um programa de TV ao lado dos pais sem medo de passar vergonha, devo ser muito antiquada mesmo...me sinto como se estivéssemos “Perdidos no Espaço”, como se fossemos “Campeões” em cara de pau, “Monkees” num circo...hoje não dá mais nem pra sonhar com uma “Supermáquina” sem ser assaltado, precisaríamos de um gênio chamado “Jeannie” ou então...seria uma “Missão Impossível” viver.
Não que hoje não existam coisas boas...até existem, mas antigamente se encontrava em qualquer lugar e em abundância...hoje tem q cavar e procurar muito para se encontrar uma pepita de ouro ou um cascalho de diamante.

flor luciano.

Nenhum comentário: